13 novembro 2009

Saúde e qualidade de vida em primeiro lugar

Texto: Rafael Ramos
Fotos: Equipe de Comunicação/Grupo Probus


Aliar saúde e qualidade de vida para um maior rendimento no ambiente de trabalho. Esse foi o propósito do Grupo Probus em promover o II Encontro Estadual de Saúde, Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho, realizado no dia 12 de novembro (quinta-feira), das 8h às 17h, no Auditório da Proeduc – Largo de São Francisco, 34 – 5º andar. O evento apresentado por Camila Wendt contou com cerca de 70 pessoas que foram recebidas pelos diretores do Grupo, Antoniel Bastos e Jorgeana Cardoso. Além do ciclo de palestras, os participantes dispuseram de atividades de integração oferecidas pela Tokke, empresa especializada em gestão de qualidade de vida do trabalhador. Atividades como ginástica laboral e sessões de shiatsu eram realizadas nos intervalos das palestras e as mulheres receberam tratamento de beleza com a maquiadora Leila Garcez. O II Encontro Estadual contou ainda com um grupo de teatro corporativo que tratou sobre a importância de cuidar da saúde física e mental e evitar o stress através de uma enquete com os personagens Dalilinha e Mário Alberto.


O ciclo começou com Benivaldo Ramos Ferreira Jr., diretor da Ben’s Consultoria e Gestão de Benefícios, com o tema: Saúde não tem preço, mas tem custo – Como reduzir de forma eficiente os custos em sua organização. Benivaldo falou sobre os principais fatores dos custos crescentes da saúde - longevidade da população, tecnologia, material médico, capacitação profissional, demanda desordenada, interferência do Governo e estilo de vida inadequado – e alertou que homens e mulheres estão sujeitos aos mesmos problemas de saúde. “Não existe fórmula mágica, saúde exige gerenciamento. A empresa deve trabalhar mudanças de hábito que exige perseverança e um conjunto de alternativas que leve o colaborador a mudar”. Em seguida, a palavra foi passada para o Dr. Carlos Cesar Botelho de Souza, diretor da AssessorMed, que levantou a seguinte questão: O que o Ministério do Trabalho considera como deficiente físico?

Claudete Silva, gerente de RH da UNISUAM, ensinou as maneiras corretas de Como criar e implementar um programa de qualidade de vida com fatores de resultado usando o Programa QualiViT, um programa de bem-estar para a vida feito na universidade, como estudo de caso, Claudete orientou que são pequenas atitudes que melhoram a qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Quando a empresa pensa em melhorar a qualidade de vida, ela melhora os aspectos biopsicossociais. Às vezes, basta melhorar o teclado ou colocar um apoio para os pés do colaborador”.

Encerrando o ciclo, o diretor da AssessorMed Dr. Paulo Roberto Barbosa da Cunha tratou sobre a relação de segurança de trabalho e questões judiciais com o Nexo técnico epidemiológico e suas implicações para as empresas. Todos os palestrantes abordaram temas relevantes que elucidaram os congressistas em suas diversas dúvidas que irão ajudá-los a tornar o ambiente de trabalho um lugar mais propenso à qualidade de vida. E não deixe de acessar nossas redes sociais, pois o Buscarh preparou novos eventos totalmente gratuitos para você.

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO