23 junho 2010

DICAS para os profissionais pós-40 anos

Como se recolocar no mercado de trabalho?

Fonte:  Futuro Sob Medida

Ainda existe muito preconceito contra profissionais mais velhos no ambiente de trabalho e isso acontece geralmente por parte dos responsáveis pelos processos de contratação, ou seja, dos gerentes que irão liderar esses profissionais. Também pode acontecer devido à política da própria empresa, que acredita que um quadro de funcionários compostos basicamente por jovens irá passar uma imagem de modernidade e agilidade. Independente de tudo isso, profissionais experientes estão decididos a retornar ao mercado de trabalho com uma freqüência cada vez maior, por questões pessoais, profissionais ou financeiras.

De modo geral, se você é um candidato mais velho e está preocupado com o fato de que sua idade pode pesar contra você no processo de seleção, o melhor a fazer é achar uma forma de desviar a atenção do quesito idade e passar a dar ênfase à sua capacidade de contribuir de forma concreta para o sucesso da empresa. Veja algumas estratégias que você pode adotar em sua busca por uma colocação profissional:

• Em princípio revise seu currículo - consulte um expert se necessário. Fique atento a erros de ortografia e concordância e a inconsistências nas datas. Além disso, é provável que o currículo que você utilizou anos atrás já não seja adequado atualmente.

• Registre-se em empresas de trabalho temporário de sua região, já que elas não se importam tanto com a idade mas sim com suas experiências e habilidades. Além do mais, serviços temporários irão enriquecer e atualizar seu currículo para outras oportunidades.

• Tente obter uma entrevista em uma empresa na qual não esteja interessado em trabalhar - esta é uma forma de praticar suas habilidades de entrevistado. Afinal, você não vai querer fazer a primeira entrevista, depois de muito tempo longe do mercado, com a empresa de seus sonhos.

• Coloque seu nome em painéis e outras ferramentas de colocação profissional que disponibilizem vagas para profissionais mais velhos.

• Esteja aberto a trabalhar por projetos ou em caráter temporário, uma vez que esse tipo de colocação aparece com mais freqüência do que trabalho permanente ou em período integral.

• Considere entrar no segmento de Saúde e Bem Estar. Estude e obtenha certificação em profissões ligadas à área, como enfermeira, fisioterapeuta, etc. A demanda é crescente nestas áreas e a idade é normalmente vista como sinônimo de confiança e responsabilidade.

• Passe menos tempo procurando uma posição em aberto e mais tempo criando a posição que deseja. Procure empresas que necessitem do tipo de experiência que você tem a oferecer. Consiga uma entrevista pessoal com um dos líderes da empresa através da rede social que você desenvolveu e manteve durante todos esses anos. Converse sobre as metas da empresa. Ouça bastante mas fale também sobre como você pode ajudá-los a atingir essas metas.

• As coisas são mais difíceis depois dos 40, portanto aumente sua rede social, amplie sua área de interesse, envie mais cartas de apresentação, dê mais telefonemas e sinta-se energizado por tudo que conseguir a cada dia.

• Tenha estratégias definidas para cada canal: amigos, antigos empregadores, anúncios, internet, contatos sociais, recrutadores.

• Mantenha o contato com os headhunters em base regular, mas seja criativo em seus contatos. Comente um artigo escrito pelo consultor, uma notícia sobre o mercado de trabalho, etc.

• Não leve a falta de resposta para o lado pessoal. A maioria das empresas recebe muito mais solicitações do que pode atender. As respostas que receber são importantes portanto trate-as como tal.

• Amplie sua rede de contatos. Use o Linkedin, Facebook, Orkut para se reconectar com pessoas que não encontra há tempos. Participe de reuniões e conferências patrocinadas por instituições acadêmicas, profissionais ou culturais.

• Buscar emprego hoje é muito diferente do que era há alguns anos atrás. Quase todas as vagas são postadas online. Graças a ferramentas como o Facebook, LinkedIn, Comunidades do Yahoo é provável que você esteja a apenas alguns degraus de separação do emprego dos seus sonhos. Assegure-se de que você está otimizando sua rede de contato.

• Use as ferramentas de contato virtuais para se manter conectado com as pessoas no mundo real. Envolva-se com as empresas de seu interesse e com as comunidades a elas relacionadas.

ENTREVISTA

• Ao ser entrevistado para um trabalho, informe que está disposto a trabalhar por projeto ou por tempo determinado. Isso representa uma vantagem sobre trabalhadores mais jovens, que normalmente não podem aceitar esse tipo de vínculo.

• Deixe claro que embora você tenha muita experiência, não se acomodou. Em alguns momentos, a experiência não é sinônimo de atualização do cenário que vivemos. Demonstre que está em dia com as novas tendências de administração, ferramentas, estratégias de seu campo e que sabe como aplicá-las no trabalho. Esteja consciente de que em grandes empresas você provavelmente estará lidando com pessoas de diferentes gerações e enfatize que você é flexível e se adapta a diferentes estilos de trabalho de modo a atingir um objetivo comum.

• Idade é um número e você pode usar esse número a seu favor - ou não. Considere as vantagens advindas com a idade: experiência, maturidade, responsabilidade, uma perspectiva mais realista, confiança, um conjunto mais equilibrado de habilidades técnicas e comportamentais, e muito mais. Concentre-se no que o faz especial, no que tem a oferecer, no que realizou e deixe que as pessoas saibam disso.

• É desaconselhável mentir sobre a idade. É aconselhável revelar a idade na hora da entrevista.

• Mostre para o entrevistador que você apesar da idade é uma pessoa aberta as novas idéias. Têm profissionais que fala muito e deixa de falar o essencial. A única coisa que você tem que passar na entrevista é as experiências que você vivenciou. Não leve para entrevista vícios antigo, isso é desclassificatório no processo de seleção.

• Sua aparência é importante, já que muitas pessoas ainda se deixam influenciar pela primeira impressão. Idade não é problema, mas parecer velho sim. Cuidado com gravatas ultrapassadas, cintos e sapatos gastos, bolsas que já viram melhores dias. Compre um vestido ou terno novo e aproveite para atualizar o corte de cabelo. Invista em um novo par de óculos. Você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Atualize seu guarda-roupa. Peça ajuda dos estilistas das lojas de departamentos, as lojas têm profissionais que podem orientá-lo sem custo algum. Obtenha noções de maquiagem (oferecidas gratuitamente por marcas de cosméticos em lojas especializadas ou de departamentos). Avalie a necessidade de melhorar a estética de seus dentes, trocando restaurações ou fazendo clareamento.

• Enfatize suas realizações: anos de experiência como gerente ou executivo; liderou processos de mudança; responsável pela governança corporativa. Mesmo que tenha ficado fora do mercado de trabalho por um tempo, olhe para o que tem feito de outro modo: você tem sido um free lancer.

ATITUDE

• Idade é um estado de espírito. Se agir como velho, será visto como velho. Se você é energético, positivo, profissional e talentoso, é isso que o entrevistador verá, e não a quantidade de cabelos brancos em sua cabeça.

• Não assuma que por ser mais velho que seus colegas você sabe mais que eles. Todo mundo traz algo de valor para a mesa, independente da idade ou do nível de experiência.

• Mostre como poderá usar de imediato as habilidades adquiridas em seu último trabalho no trabalho atual.

• Não reclame de sua última empresa, sua situação financeira, sua saúde, seus filhos, etc. O entrevistador está interessado em melhorar os resultados da empresa, não em resolver seus problemas.

• Cuidado para não passar a impressão de que nada é mais novidade para você. Você precisa demonstrar entusiasmo e excitação com relação a tudo, mesmo que tenha feito isso nos últimos 20 anos.

ATUALIZE-SE

• Não pare no tempo: aprenda novas tecnologias, conheça as novas linhas do pensamento econômico, novas teorias de administração, novas formas de fazer negócio e novas tendências culturais. Assine revistas de negócios ou use a internet para se manter em dia com o mundo corporativo.

• Mantenha-se atualizado com relação às novas tecnologias de sua área de atuação. Por exemplo, se sua área for Vendas, saiba fazer uso da tecnologia móvel como Smart Phones e aplicativos de Web 2.0. Domine o PowerPoint, Excel e saiba como iniciar e postar em um blog. Se for atuar como consultor, é importante ter um escritório bem montado em sua casa, incluindo computador, fax, impressora, conexão de banda larga. Os aplicativos de seu computador devem estar atualizados e serem compatíveis com os softwares usados na maioria das empresas.

• Saiba como usar o Facebook, Orkut, MySpace, Twitter e afins. Se você não souber do que estamos falando, peça a ajuda de seus filhos ou dos netos. Eles com certeza dominarão essas ferramentas e ficarão felizes em ensiná-lo a usá-las. Afinal, esses instrumentos fazem parte da vida nos dias de hoje e você vai acabar se surpreendendo e se divertindo muito com eles.

• Faça uma auto-avaliação honesta: como as pessoas o vêem: sua aparência, as palavras que usa, suas atitudes. Dê um jeito em sua imagem antes de entrar no mercado.

Buscar emprego quando estiver acima dos 40 anos é um desafio, porque você não traz somente anos de experiência para a mesa - você traz também a expectativa de um salário mais alto, menor flexibilidade para fazer as coisas de um novo jeito, menor tolerância para acabar ordens de uma pessoa mais jovem. Por isso, é vital conhecer o negócio, os objetivos e a cultura de sua potencial organização, de modo a poder demonstrar como irá contribuir para o seu sucesso. Em resumo, mostrar que você se encaixa tão bem na vaga e na empresa que a idade não faz qualquer diferença.

*Antoniel Bastos é Diretor de Relacionamento da Zeta Probus e idealizador do Busca – RH , portal de gestão de pessoas.


LEIA MAIS em Mídia e Gestão!!

Elogie AQUI

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO