29 junho 2010

ZETA promove oficina de novas mídias para público acima de 40 anos

A 1º Oficina de Comunicação e Novas Mídias da Zeta Probus Comunicação e Marketing, que aconteceu hoje (29/6) na PROEDUC, foi um sucesso de público e de informação. Os participantes se animaram com as palestras oferecidas, principalmente porque elas estavam alinhadas ao foco no mercado de trabalho e nas novas oportunidades para profissionais acima de 40 anos. Muitos se mostraram curiosos em perceber as novas mídias sociais como possibilidades profissionais concretas.

O principal tema da palestra de abertura, com o Diretor de Relacionamento Antoniel Bastos, foram as maneiras corretas de se posicionar como um profissional no mercado de trabalho, usando para isso modernas regras de formatação de um currículo, deixando para trás aquilo que já não mais interessa aos gestores tomar conhecimento, mas o que de fato é relevante para eles na hora de uma entrevista e contratação. Bastos também abordou a nova tendência de aquecimento para absolvição da mão de obra mais experiente, acima de 40 e 50 anos. De acordo com ele, é necessário o profissional identificar suas competências, listar as principais realizações e resultados e multiplicar as opções de recolocação por meio de networking consolidado. “Como está a minha empregabilidade?”, esta deve ser a pergunta que todos devem fazer a si mesmos.

Já na segunda palestra do dia a mensagem foi: Quebrar o tabu, as mídias sociais são muito mais do que fazer fofoca da vida privada! Vítor Guerra, publicitário criador da agencia Ideia s/a, mostrou em sua apresentação a importância de encarar as Mídias Sociais com seriedade profissional tanto para quem procura emprego como também para as empresas. Muitos profissionais de RH que estavam presentes fizeram questionamentos sobre a atuação de empresas nessa nova área de marketing e relacionamento com o público.

O publicitário, que deu entrevista para a TV Gestão com a repórter Rosana Freitas, mostrou a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais, quando a primeira é todo agrupamento de pessoas em rede para troca de informações, enquanto a segunda são as ferramentas tecnológicas que conectam as pessoas tendo a publicidade e outras estratégias mercadológicas como estratégia. O grande x da questão é mostrar influência e isso só se faz com relevância e conteúdo - a Rainha e o Rei das Mídias Sociais. Guerra fez um apanhado histórico do surgimento das mídias sendo o marco inicial o ano 2003 no Brasil com o MySpace, 2004 com o ORKUT e o Facebook e em 2006 com o Twitter, que somente agora está chamando a atenção da visão empresarial. Todas as mídias sociais que conhecemos vão se aprimorando e outras novas vão surgindo, mas, de acordo com Vítor Guerra, “enquanto elas estão aí devemos aprender a lidar com isso”. É confortante saber que ninguém nunca vai saber tudo e principalmente que é preciso ter cautela e bom senso na hora de se expor, pois quanto menos exposição desnecessária, mais chance de sucesso o candidato a uma vaga terá dentro da empresa.

Para Alexandre Morcillo, escritor e roteirista que se interessava em especial pelo tema das mídias sociais, foi uma surpresa muito interessante tomar conhecimento do processo de feitura de um bom currículo na primeira palestra. “Achei muito interessante, pois todas as pessoas acham que sabem tudo sobre isso, mas falta autoconfiança na hora de se posicionar bem na apresentação objetiva”. Morcillo, que também é dramaturgo, afirmou que tinha uma resistência natural ao mundo tecnológico embora tivesse consciência de que isso é o futuro. “Preciso me inserir, afinal trabalho basicamente com a palavra e eu estou aqui em busca de algo mais do que aquilo que eu encontro nos livros”, afirmou.

Os sorteados a gravar o vídeo-currículo terão o resultado disponível no programa “Link Oportunidade” da TV Gestão.

Dicas de relacionamento que gera emprego:

Linkedin – fazer currículos on line e ter contato direto com empresas.

Twitter: conhecer quem nunca antes havia imaginado e procurar conteúdos relevantes de modo fácil e rápido.

Facebook: a maior rede de informação e relacionamento do mundo atua como networking.

Meadiciona: onde se podem reunir todos os endereços e páginas de perfis em um só lugar.

Confira mais informações dos slides AQUI

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO