30 agosto 2010

Retenção de Talentos: como ser retido pelas empresas?


Texto: Aline Souza
Foto: Rosana Freitas

Depois de realizado o 1º Fórum de Remuneração e Benefícios na última quinta-feira (26/8) deixamos  os leitores com as dicas da gestora Denise Rodrigues da Silva, sócia-diretora da empresa COFIX CONSTRUÇÕES, que deu conferência para o presentes sobre este tema polêmico. Como ser um profissional/talento retido pelas políticas de remuneração?

É fato público e notório que as empresas estão procurando reter seus talentos em busca de resultados mais satisfatórios, uma vez que a dança das cadeiras entre os funcionários é um elemento de prejuízo que consome tempo e dinheiro com treinamentos e capacitações. Entretanto, o que poucos sabem é como um profissional pode conquistar a sua própria retenção, ou seja, como se transformar em um talento retido.

Conversamos com Denise (foto) para saber os principais fatores que influenciam a dinâmica do profissional/talento para a empresa. “O primeiro ponto é o profissional ter uma postura positiva e ser multidisciplinar, sem nunca deixar de estar atento às questões sócio-ambientais de sustentabilidade. Outro fator de relevância é estar sempre em sintonia com aquilo que a empresa está buscando”, afirma a gestora. Sem dúvida a qualificação técnica é relevante. De acordo com Denise, há muitos profissionais com muitas horas de estudo, mas pouca especialidade.

Outro tema abordado entre as empresas e que o profissional deve sempre ficar atento é o oferecimento de benefícios. A mudança no perfil de contratação, onde salários altos dão lugar para os benefícios é uma tendência forte e Denise explica os motivos pelos quais isso ocorre. “O salário fixo independe do seu desenvolvimento, já a remuneração variável depende daquilo que você consegue contribuir, por isso as empresas adotam o sistema de benefícios flexíveis e remuneração variável, participação nos resultados, etc”, diz. Em outras palavras, o profissional recebe por produtividade, se ele gera resultados para a empresa, esta por sua vez deve dividir mais com ele.

O que tem atraído mais os talentos são aquelas empresas que se preocupam com o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários. Ambientes flexíveis e com liberdade de interação entre pares liderados e seus líderes permitem a criatividade e a ética. “A possibilidade de prática de exercícios físicos como yoga ou aeróbica durante o expediente de trabalho é uma maturidade que as empresas precisam alcançar vendo nisso vantagens incalculáveis, afinal, isso é sinônimo de crescimento”, afirma Denise Rodrigues. Segundo informações, a COFIX CONSTRUÇÕES se preocupa com as condições sociais de seus funcionários de base, que são trabalhadores da construção civil, promovendo times de futebol, cursos sobre meio-ambiente e saúde familiar além de possibilitar a ginástica laboral durante o expediente.

Em suma, para um profissional comum se tornar um talento é preciso ser criativo e estar atento às mudanças sendo aberto a elas, pois sempre acontecem. É muito importante também procurar empresas que tenham valores parecidos com os valores internos dos profissionais e que eles sejam realmente aplicados, pois dessa forma as chances de se frustrar são bem menores. “Toda evolução depende de mudança, motivação e criatividade”, afirma Denise Rodrigues, Denise, cuja palestra tem o tema “Remuneração com o Desenvolvimento de Vantagens Competitivas”, é formada em MBA Gestão Empresarial e pós-graduação em Logística Empresarial.

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO