POr Aline Souza
@souzaline
Final de ano é tempo de reflexão! Mas espere. Esta não é mais uma daquelas mensagens de natal que costumamos ver e ouvir nesta época. Muitos andam se perguntando quais segmentos vão se destacar no ano que vem, criando novas oportunidades de negócios. De acordo com a reportagem de Paula Dias publicada no jornal O Globo neste domingo (12/12), especialistas apostam no crescimento do turismo de negócios e da educação profissionalizante, com foco no pré-sal e na aproximação dos eventos esportivos, outros apontam novidades tecnológicas - como sites de compras coletivas e cloud computing - como fortes tendências.
@souzaline
Final de ano é tempo de reflexão! Mas espere. Esta não é mais uma daquelas mensagens de natal que costumamos ver e ouvir nesta época. Muitos andam se perguntando quais segmentos vão se destacar no ano que vem, criando novas oportunidades de negócios. De acordo com a reportagem de Paula Dias publicada no jornal O Globo neste domingo (12/12), especialistas apostam no crescimento do turismo de negócios e da educação profissionalizante, com foco no pré-sal e na aproximação dos eventos esportivos, outros apontam novidades tecnológicas - como sites de compras coletivas e cloud computing - como fortes tendências.
A intenção aqui é provocar reflexões sobre os rumos que o mercado irá seguir para aquelas empresas do ramo de serviços, principalmente quando o assunto é comunicação. De acordo com informações, o setor de serviços é o que mais vai abrir oportunidades em 2011, principalmente nas áreas de turismo, varejo, informática e tecnologia, que já apresentaram bons resultados este ano. Entretanto, pesquisa realizada pela ABERJE aponta o norte para onde devem rumar as áreas de comunicação e marketing das empresas em geral. É fato que a onda de investimento em marketing nas redes sociais, que tanto deu o que falar este ano, não deve passar tão cedo.
Vejamos as informações: dentro dos departamentos de comunicação das empresas, 29,4% dos profissionais são formados em jornalismo e estão entre a faixa etária de 25 a 44 anos, sendo que a maioria são de profissionais mulheres (59,2%). Muitas das empresas que responderam à pesquisa possuem um assessor responsável pela comunicação (12,4%).
Importante salientar que a área de comunicação está crescendo em abrangência e relevância interna dentro das organizações, o que pode ser visto na melhoria do relacionamento com o público (interno e externo) e com os clientes. A valorização desse departamento é o reflexo do sucesso de muitas empresas conhecidas nacionalmente, algumas que inclusive possuem filiais no exterior. De acordo com os dados, 59,6% afirmam que o departamento de Comunicação é uma área estratégica; 36,9% afirmam ser uma área de apoio e apenas 2,8% afirma entender o departamento como sendo uma área técnica.
Para o ramo de serviços o número sobe para 67,4% na importância atribuía à comunicação dentro de uma empresa. Quanto maior o número de funcionários, maior é a percepção dessa área. Outro ponto são as equipes enxutas, 80% são formadas por menos de 10 funcionários. Algumas empresas que possuem filial fora do país responderam que muitas vezes o modelo de comunicação é diferente do modelo aplicado ao Brasil, somente 20% é igual; 27,3% é parecido; 23,6 é diferente.
Uma grande tendência para quem trabalha com comunicação é integrar públicos. 53,2% diz estar alinhado em trabalhar com todos os públicos integrados, 43,3% trabalha com alguns de forma segmentada. Para lidar com as mídias sociais as empresas afirmam estar preparadas (64,9%), no ramo de serviços esse percentual é de 68% e quanto maior são as empresas, maior é o preparo em trabalhar com a internet.
Os desempenhos do departamento de comunicação são medidos com monitoramento da mídia; opinião de público interno, abrindo espaço para o colaborador se expressar e opinião do público externo (clientes, fornecedores e usuários).
Tem crescido o investimento das empresas na área de marketing (41,6%) e em comunicação (19,3%) sendo que essas profissões estão sempre atreladas. Estima-se que os investimentos devem aumentar 70,9% e cada vez mais fica claro que a Comunicação é tarefa de todos, do estagiário ao presidente da empresa, esta não é uma atividade fixa e atribuída ao organograma. Atitude transversal é importante para fazer fluir, principalmente onde comunicação e relacionamentos são premissas para competir no mercado.
Em síntese, percebemos que a Comunicação Corporativa possui muito impacto na reputação da empresa e os dados revelam que os investimentos na área estão aumentando devido o crescimento do prestígio adquirido dentro da organização. Todos os resultados são mensurados e, a partir deles, estabelecidos novos caminhos e desafios a serem conquistados por estes profissionais.
Saber se comunicar é o diferencial, talento e criatividade são o que há de mais atual nas empresas e nos profissionais de comunicação. Ouvir os públicos para obter os melhores resultados é um procedimento apontado como atividade estratégica e consolida a promoção do diálogo desejável nas relações humanas e empresariais.
A pesquisa foi realizada em parceria com o jornal Valor Econômico e entrevistou 282 profissionais responsáveis pelas áreas de Comunicação nas empresas, que estão entre as "1000 Maiores de Valor", edição 2007. Embora a pesquisa tenha sido realizada em 2008, ela permanece sendo a maior pesquisa já realizada em âmbito nacional até hoje. Para saber mais sobre Comunicação Corporativa acesse Busca (RH).
Fontes:
ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Jornal O Globo – Economia – Boa Chance
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