28 outubro 2009

Gestores prevenindo crises

Texto: Nathália Vianna
Revisão: Rafael Ramos
Imagem: Banco de Imagens


O I Workshop – Como evitar riscos trabalhistas na gestão com pessoas, realizado na manhã dessa terça-feira (27), no Auditório da Proeduc – Largo de São Francisco, 34 – 5º andar, foi a oportunidade para que profissionais da área de Recursos Humanos de diversas partes do Rio de Janeiro pudessem trocar experiências e adquirir mais conhecimento para ser aplicado em seu local de trabalho. O encontro contou com dois profissionais especializados nesse assunto.

Dra. Fátima Martins de Almeida, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho iniciou o workshop ao desmistificar as questões da justiça do trabalho. Frisou que a questão da terceirização precisa ser feita de forma legal. “Isto porque uma empresa só pode contratar terceirizados se eles não desempenharem funções ligadas à atividade fim da empresa que estão explicitadas no contrato social”. Fátima destacou que é preciso pesquisar o histórico da empresas de prestação de serviços porque a empresa contratante responderá legalmente caso a prestadora de serviços não cumpra com suas obrigações trabalhistas para com seus funcionários. Segundo a palestrante, uma das causas que mais gera pedidos de danos morais é a questão do assédio moral no ambiente de trabalho. Por fim, destacou que existe a necessidade de ajustar a questão jurídico-RH para crescer.

Em seguida, Dr. Cláudio Morganti, pós-graduado em Marketing, palestrou sobre riscos na hora da contratação, dos fatores externos que influenciam nessa questão: tributos, leis e até mesmo a violência urbana, que aumenta os custos de trabalho. “Precisamos ter a visão do risco legal das coisas”. Quanto custa efetivamente um funcionário e quais os riscos de uma má contratação também são fatores importantes a serem pensados dentro de uma empresa.

E atenção! Ainda dá tempo de se inscrever para o II Encontro Estadual de Saúde e Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho que acontece no dia 12 de novembro, a partir das oito da manhã, no Auditório da Proeduc. Inscreva-se pelo site: www.rhiocursos.com.br.

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO