23 outubro 2009

Leste Fluminense no centro da gestão de pessoas

Texto e Fotos: Rafael Ramos

A equipe de comunicação do Grupo Probus atravessou a Ponte Rio - Niterói e foi parar no 5º Congresso de Recursos Humanos do Leste Fluminense, organizado pelo RH-LF, no Clube Português, durante os dias 21 e 22 de outubro. Com o tema Pessoas em movimento – ousadia em um mundo em transformação, o encontro contou com 11 palestrantes que delinearam o conteúdo em três vertentes: sabedoria, criatividade e inovação e ousadia.

Após a abertura oficial realizada pela presidente do RH-LF, Isa Oliveira e Silva, o ciclo de palestras do primeiro dia começou com José Pastore, consultor em relações do trabalho e recursos humanos, que abordou o tema Cenários e tendências – inovações, apresentando as mudanças no mercado de trabalho no século XXI com o avanço da tecnologia e o poder situado nas mãos do consumidor. “Daqui a sete ou oito anos as empresas serão mais parecidas tecnologicamente porque será mais fácil adquirir máquinas. Um desafio para os profissionais de RH porque máquinas inteligentes requerem profissionais inteligentes”. Pastore acrescentou que a sobrevivência do posto de trabalho só será possível se a empresa manter seu pessoal modernizado em um mercado que depende do quanto a empresa vai poder interagir com esse mundo tão competitivo.


Os congressistas tiveram a oportunidade de visitar a feira montada no salão do Clube Português, onda empresas como Wiabiliza, Jornal O Fluminense, Clinicare, CAPEMISA, CRA-RJ, Capital Humano, Brasas, RHMED e UNIPLI tiveram a oportunidade de expor os seus serviços. Após o intervalo, Marcos Cavalcanti, coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial, tratou sobre a Sociedade do Conhecimento e os reflexos sobre o dilúvio da informação. Em um momento de transição em que a sociedade está vivendo, as empresas devem estar sempre mudando e buscando informação para gerar conhecimento. “Tempo é fundamental no mundo em que estamos vivendo. As pessoas têm que ter tempo para poder criar. A gente vive em uma sociedade que valoriza quem tem três iPods, mas esse indivíduo não tem tempo para essa criação. Temos que considerar que o ócio é criativo”.


O congresso também foi a oportunidade para que o público apreciasse bons momentos de música clássica com a Orquestra Jovem de Niterói que brindou a plateia com alguns clássicos e trilhas de produções de sucesso como Star Wars, Família Adams e Os Simpsons. A próxima palestra foi sobre Comunicação para transformação, com Nádia Rebouças, especialista em comunicação: “Vivemos em um tempo onde não podemos ter medo de mudar, não adianta ficar brigando para não mudar”. Nádia foi enfática ao afirmar que a empresa precisa saber lidar com a diversidade se deseja ter um futuro de sucesso.

Encerrando o primeiro dia, Marcelo Reis, presidente do Instituto Imprendere e editor do Relatório RH, tratou sobre Motivação no trabalho, cujos passos são: definir o objetivo, conhecer a equipe, escolher e valorizar a recompensa, comunicar as regras do jogo, reconhecer o esforço da equipe e cumprir com o prometido. “Cada ser humano é único, tem seus próprios desejos e vontades e o que motiva um pode não motivar o outro”. Isa Oliveira e Silva, psicóloga e presidente do Instituto RH-LF, deu prosseguimento ao tema: “A motivação precisa ser cultivada todos os dias”. Todos ainda tiveram a chance de conhecer outro talento de Marcelo Reis durante um breve pocket show.

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM FOCO

O segundo dia de Congresso contou com a diretora do Instituto Migliori, Regina Migliori, que falou sobre Desenvolvimento humano – educação, valores e sustentabilidade. Após um intervalo para visitação à feira, a consultora de empresas, Cristina Mello, falou sobre Gestão dos valores intangíveis e depois foi apresentado um painel sobre Educação, cidadania e trabalho – atitudes e parcerias responsáveis com a presença de Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco, e Marcio Schiavo, diretor-presidente da Comunicarte.

Na volta do almoço, Sérgio Chaia, presidente da Nextel Telecomunicações Ltda, falou sobre Liderança transformadora – O caminho são as pessoas e apresentou o grande desafio do ambiente corporativo: trabalhar a atitude e o comportamento dos seus colaboradores perante os desafios que irão surgir. “O ser humano precisa acreditar no líder e a empresa deve trabalhar a confiabilidade. A empresa nunca estará pronta para o desafio se não fugir da zona de conforto”.

O encerramento do 5º Congresso do RH-LF ficou por conta de Marcelo Soares, diretor-presidente da GE CELMA Ltda., e Hermancia Rocha Vianna, coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Laboratório Bbraun S.A., com o painel Criatividade, inovação e resultados.

Breve você terá mais informações e a cobertura completa do evento na sua TV GESTÃO.

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO