22 dezembro 2009

Os efeitos da internet no modo de fazer gestão

O Uni-pesquisa, setor de pesquisas qualitativas e quantitativas do Grupo Probus, realizou um estudo com base nos questionários respondidos por 71 gestores de 62 diferentes empresas no período de 01 de outubro a 10 de novembro sobre dependência virtual e comprovou: quase metade dos entrevistados passa de cinco a dez horas conectada à grande rede, sendo que 77% deles acessam a internet do trabalho.

Além do longo período de navegação na internet, a pesquisa revelou a grande mudança que a rede promoveu na sociedade. Algumas pessoas, por exemplo, fazem compras em sites como Americanas, Mercado Livre, Compra Fácil e Submarino que foram apontados como os mais confiáveis pela maioria dos entrevistados. E ainda há aqueles que deixaram de ouvir o convencional aparelho de rádio para acessar a web. Até as formas de aprendizado mudaram com o advento da rede, dado que apontou mais que 60% dos entrevistados preferem cursos on-line como meio de ampliar seus conhecimentos.

As formas de relacionamento também evoluíram do plano físico para o virtual. As pessoas que antigamente procuravam as pracinhas, praias, shoppings ou boates para flertar com o outro resolveram mudar de estratégia. Basta acessar as redes sociais e comprovar isso. Dos 1000 amigos que você tem no Orkut, quantos você realmente conhece? Você faz uso dos chats para conhecer pessoas novas, liga a webcam para ver com quem está teclando? Seus clientes só se comunicam com você via email ou Skype? Tem cadastro no www.relacionamentos.net? Então você é um dos 73% que responderam sim à pergunta: Você constrói e/ou mantém novos relacionamentos (amigos e clientes) on-line?

Em relação aos sites mais acessados na rede, os três primeiros colocados foram os provedores de emails, os sites de busca e as agências bancárias. Quando o assunto é informação, os jornais e revistas online são os mais acessados, seguidos dos sites de busca e dos provedores de emails. E como fator mais representativo da atual geração em que a sociedade vive, mais de 80% declarou que não consegue imaginar a vida sem internet. O que comprova que, realmente, a nossa atual Geração Y mudou o modo de se fazer mercado nas instituições. Cabe a cada um delas se adequar ao novo perfil de empregado e perceber a grande ferramenta que a rede se tornou no mundo corporativo.

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO