30 setembro 2009

Em dia com a língua portuguesa

Texto: Rafael Ramos
Fotos: Lúcia Abreu e Rafael Ramos

Profissionais de RH e Educação se reuniram na manhã dessa quarta-feira (30) no Auditório da Proeduc – Largo São Francisco de Paula, 34 – 5º andar – Centro – para um café da manhã que contou com a presença da jornalista Andréa Brígida, licenciada em Língua Portuguesa. O tema do café foi o Acordo Ortográfico – Mais um desafio para as diversas gestões já que a língua portuguesa passa a ser o oitavo idioma mais falado no mundo.

“Todos nós como profissionais nos preocupamos em passar uma informação séria e concisa”, declarou a palestrante que destacou as principais dúvidas com o Novo Acordo que entrou em vigor no início de 2009, mas as instituições terão até 31 de dezembro de 2012 para se adequarem ao novo sistema que apresenta vantagens e desvantagens. Uma das principais vantagens que essa reforma proporcionou foi a abertura de um novo mercado de exportação de livros, além da aproximação linguística (sem trema) entre os povos. Já em relação às desvantagens, Andréa apontou a dificuldade para os deficientes visuais que terão que passar por todo um novo aprendizado em braile. “Porém o Novo Acordo proporcionou a contratação de mais especialistas para ajudar na assimilação das normas já que o Brasil foi o primeiro país a colocar o acordo em prática”. O acordo causou impactos no mundo corporativo e, por isso, o profissional que fala e escreve bem tem mais chance de chegar ao topo conforme pesquisas já comprovaram. “Escrever certo sempre pega bem, pois a ortografia é indispensável para a comunicação”, mencionou a palestrante.

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre as novas regras da escrita, Andréa Brígida deu dicas de dois sites especializados no assunto:

www.interney.net/conversor-ortografico.php - apresenta um conversor online onde você escreve um texto que é automaticamente corrigido de acordo com as novas normas.

www.iesde.com.br – instituto criado em 1999 que tem o objetivo de desenvolver sistemas de ensino qualificados e adaptados à realidade brasileira.
Além disso, é bom se manter atualizado sobre a Língua Portuguesa através da leitura de bons livros e, é claro, do dicionário. Comece agora a se atualizar. Lembre-se que você só tem até o final de 2012 para se adaptar às novas regras.

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO