08 outubro 2009

Recrutando profissionais para o sucesso

Texto: Marcos Vinícius e Rafael Ramos
Fotos: Equipe de Comunicação/Grupo Probus


O II Encontro Estadual de Recrutamento e Seleção, realizado na manhã dessa quarta-feira (07), no Auditório da Tetto Habitação, foi a oportunidade para que profissionais da área de Recursos Humanos de diversas partes do Rio de Janeiro pudessem trocar experiências e adquirir mais conhecimento para ser aplicado em seu local de trabalho. O encontro contou com cinco palestrantes que apresentaram temas diversificados sob uma nova visão de mercado. O primeiro foi Marcelo Ribeiro, diretor da MR SwellCon Futura, que falou sobre o grande desafio do recrutamento e seleção. Além de diretor, Marcelo também é surfista o que lhe permitiu linkar os dois assuntos durante a palestra: “O profissional precisa ter velocidade para perceber a mudança, decidir sobre aquilo que percebeu, agir sobre o que você decidiu e medir o que você fez. O problema está em perceber e decidir”. Marcelo também falou sobre a importância da honestidade que deve estar inserida na vida do gestor já que ele lida com pessoas. “As empresas se achataram e precisam fazer parcerias entre gestores, funcionários e até em casa. A família precisa saber o que ele faz”.

Após uma pequena pausa para um coffee break oferecido pela equipe do Habituê Buffet, foi a vez do diretor da TREVIVE Consultoria, Adoniro Barbosa, apresentar uma palestra descontraída com atividades práticas com dicas de dinâmicas de grupo. Uma delas foi desafiar os participantes a se dividirem em grupos de seis e juntos tentarem levar um bambolê até o chão. No término da atividade, Adoniro falou sobre as dificuldades do relacionamento entre pessoas como: habilidade de trabalhar em equipe, espírito de liderança, comunicação, determinação e iniciativa e distribuição de atividades. “Não podemos colocar a culpa no outro por um erro da corporação”.


Agora, nada melhor do que uma atividade física depois do almoço. A tarefa foi dada a Ilma Lima, da ProQualifica, que apresentou dinâmicas de grupo para seleção. A palestrante trouxe diversas atividades como o bingo humano, com o objetivo de trabalhar comunicação, persuasão, negociação, além de analisar o deslocamento das pessoas, e mímica que revelou a principal dificuldade das pessoas: se comunicar verbalmente em plena era do email. Ilma também ressaltou a necessidade de se planejar bem uma dinâmica de acordo com cada grupo específico. “Como todo ser humano tem infância, amadurecimento e fase adulta, os grupos também passam por essas fases. Não adiantar colocar uma técnica de poder de liderança de início que não vai funcionar”.

Os objetivos práticos da grafologia no processo de recrutamento e seleção também foi posto em pauta pela diretora Dom Graphein Luciana Boschi. Vários fatores são analisados no processo de grafologia como inclinação, continuidade, pressão e estilo. “A escrita é um reflexo de nosso estado emocional, ou seja, o cérebro pensa e a mão apenas responde”. A grafologia estuda a personalidade com base na escrita que é capaz de revelar traços de caráter, potencial intelectual, tipos de relacionamento e capacidade de comunicação, graus de iniciativa, motivação e dinamismo, e muitas outras habilidades.

Encerrando as atividades do dia, Helena Monteiro, diretora da IMPARH, palestrou sobre seleção por competência. Além de contar um pouco da sua carreira e história desde os tempos de professora, Helena foi enfática ao afirmar que o foco do recrutamento deve ser o Recrutamento, a Habilidade e a Atitude. “Nós temos que ter muito cuidado com a nossa missão e a nossa visão. Eu não entendo essas dinâmicas em que a pessoa tem que se fantasiar, dançar ou cantar. Será que eu faria aquela dinâmica que estou gerenciando? O importante é não expor a pessoa”.

Antes do encerramento, os palestrantes foram contemplados com uma lembrança singela em nome do Grupo Probus e houve sorteios de brindes entre os presentes. Um desses brindes foi uma carta de crédito de R$500,00 para atividades oferecidas pelo Rhio Cursos. O próximo encontro está previsto para o dia 05 de novembro com o II Encontro de Saúde, Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho. As inscrições podem ser feitas em www.rhiocursos.com.br. Participe!

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO