27 julho 2010

Empresas buscam reter talentos com política de cargos e salários

POr Aline Souza


@souzaline


Com o mercado cada vez mais competitivo entre as empresas, a procura tem sido pela maneira eficaz de reter talentos.

A busca por profissionais criativos e capazes de desempenhar funções estratégicas dentro das organizações se tornou o principal objetivo da área de Recursos Humanos uma vez que inovação é pré-requisito para o meio empresarial. Para tal as empresas estão adotando ações voltadas para a remuneração e um plano eficaz que pode ser traçado a fim de permanecer com os talentos adquiridos e treinados.

De acordo com Jorge Ruivo (foto), presidente da Wiabiliza, empresa focada em soluções empresariais no ramo da pesquisa salarial, “há um apagão de mão de obra ao passo que há uma demanda muito grande pelo melhor funcionário. Leva quem paga melhor”, explica. O grande diferencial é quando a empresa percebe que todos os funcionários precisam ser valorizados igualmente. Para Ruivo, não é bom que a empresa invista muito dinheiro na contratação de uma única pessoa quando o restante da equipe percebe esta desigualdade.

Atualmente uma boa estrutura de remuneração pode atrair outros profissionais. Há também a possibilidade de oferecer bons benefícios que atraiam estes profissionais, pois os custos operacionais de uma organização se tornam muito mais caros com o entra e sai de funcionário. É necessário parar com a “dança das cadeiras”, diz Jorge Ruivo.

Uma pesquisa realizada pela Mercer, com 205 companhias, mostrou que 89% das empresas têm como principal desafio a atração e retenção dos talentos certos. Uma boa política deve ser pensada nos seguintes moldes: levar em conta o padrão de remuneração da própria empresa (interno) e a comparação com aquilo que o mercado está pagando para aquele determinado cargo (externo). Para Jorge, “muitas vezes a nomenclatura de cargos dentro de uma empresa encarece muito a sua folha de pagamento sem necessidade, uma empresa pequena, por exemplo, não precisa ter gerentes para tudo”. Avaliar se o título está sendo coerente com as funções é o diferencial.

De fato não é nada fácil estar alinhado com o mercado vigente e em equilíbrio com os fatores externos e internos da remuneração, para isso há algumas ferramentas de pesquisa salarial, como a que a Wialibiza disponibiliza on line via web, onde é possível tabular cargos sempre que precisar com a empresa que desejar.

Para saber mais sobre como promover uma política de cargos e salários eficaz na sua empresa participe do 1º Fórum de Remuneração e Benefícios dia 26 de agosto que tem inscrições abertas. O Fórum é uma iniciativa do portal de gestão de pessoas BUSCA RH e é realizado pela Zeta Eventos.


Serviço:
Data: 26 de agosto (quinta-feira)
Horário: 9h às 16h30
Local: Auditório da Zeta Probus – Rua Uruguaiana, nº 39 – 22º Andar.
Inscrições em www.zetaeventos.com.br

Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Aline Souza 

Nenhum comentário:

Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

Customizado por Probus Design

TOPO