26 maio 2010

Fraude nas Empresas: o remédio é prevenir!!

1º Assunto em Pauta debate a fraude nas empresas e discute como o RH pode evitar o problema.

Vigiai e orai, pois os tempos são maus” – prevenção é o melhor remédio contra fraude diz especialista.

Fraude, de acordo com a definição do dicionário Aurélio, significa artifício de enganar e causar prejuízo. Este é também o conceito encontrado no campo jurídico. As estratégias para evitar as fraudes nas empresas vêm sendo uma preocupação constante para alguns gestores. Pesquisas recentes sobre crimes econômicos identificaram fraudes que vão de furtos e apropriação indevida de ativos a manipulações contábeis e financeiras mais complexas, passando por atos de corrupção. Para combater as constantes derrapadas das empresas no que tange corrupção, fraude e erros de cálculo que podem levar a demissões e outros problemas, foi criado o Assunto em Pauta, encontro promovido pela Zeta Probus - Comunicação e Marketing, que ocorreu hoje, dia 26/5, no Restaurante Downtown do Senac-RJ.

Dois especialistas debateram o problema: Flavio Henrique Kirk, pós-graduado em Gestão de Segurança das Organizações pela Universidade Estácio de Sá e Oficial de Segurança Orgânica do Comando Militar do Leste (CML); e Walter Capanema, advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam” e professor de Direito Administrativo, Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).




De acordo com Kirk, somente nos EUA, 6% do faturamento anual das empresas são fraudados ou desviados e lá a fraude é tratada como um problema sério que deve ser combatido. As fraudes, normalmente têm três categorias: sonegação de ativos, declarações fraudulentas e suborno e/ou corrupção. No Brasil, ainda não se dá tanta importância para a prevenção da fraude porque a cultura favorece o modo ilícito de operar, varrendo tudo para de baixo do tapete. “Como as fraudes são muito comuns em meio a setores como Diretorias e Gerências, é normal a cultura do ‘você sabe com quem está falando? ’”, diz o ex militar, o que auxilia este comportamento fraudulento.

Para ele, as origens das fraudes estão nos seguintes aspectos: 1 - Oportunidades, que é o momento de exploração dos pontos frágeis da empresa, onde ela falha é propício para o fraudador; 2 – Motivação, momento que tem a ver com o caráter, falta de valores e de uma estrutura familiar sólida, crença na vantagem ou na impunidade; por fim 3 – Racionalidade que é o uso da inteligência e experiência para cometer a fraude com extrema capacidade de planejar.

Por outro lado, empresas que se preocupam em combater o problema têm isso como uma vantagem competitiva no mercado e os motivos são simples: o RH da corporação dá o suporte para a empresa se diferenciar, pois tem a capacidade para operar em baixo custo por ser uma atividade mais ligada às possibilidades de fraudes. O RH pode contribuir na prevenção da fraude desde o processo seletivo, passando pela análise de desempenho até o desligamento da empresa.
O que pode auxiliar a empresa nessa prevenção é o que Kirk chama de ação corretiva. Segundo ele, trata-se de comparar o que se tem com aquilo que se deseja. Uma fraude se alastra facilmente e quase sempre começa pequena, crescendo assustadoramente. “Uma fruta podre pode estragar todas as outras. O setor de recursos humanos deve ter boa memória para identificar aqueles que já fraudaram a empresa e também traçar suas estratégias em cima dos erros da organização”, afirma.

Outro ponto a ser destacado da primeira palestra é o fato de que muitas vezes um gestor precisa conviver com fraudadores por mais tempo quando a fraude é coletiva porque não podemos demitir todos em massa. É preciso aguardar até que se renove o quadro de funcionários. Outras vezes, quando a fraude é antiga, de certa forma ela mostra negligência do gestor, o que poderá fazer com que ele não queira assumi-la. Entretanto, quanto mais tempo passar e mais tempo ele mantiver o funcionário pior será.

Já o advogado Walter Capanema se manifestou sob o ponto de vista jurídico dizendo que cometer fraude é algo muito fácil e a certeza da impunidade a impulsiona. Para ele, é um erro das empresas atuarem de maneira repressiva e quase nunca preventiva. O setor jurídico é sempre o repressor, mas é o RH quem conhece a empresa e sua cultura. “Normalmente é dinheiro que a empresa perde, mas com isso ela perde estratégias fiscais e empresariais e outros segredos”, disse. O prejuízo anual dos EUA com fraudes é de 50 bilhões de dólares, de acordo com Capanema, que citou o exemplo do IPhone esquecido em um bar pelo funcionário da APPLE.

Numa palavra, cooperação. É nesse âmbito que devem trabalhar os setores jurídicos e de RH. O jurídico deve ser parceiro e solícito mostrando ao RH se as condutas dos trabalhadores são fraudes ou não. “Todas as sanções ao empregado devem ser aplicadas em proporcionalidade à conduta da infração” esclarece Walter.

Para finalizar, o especialista avisa aos setores de RH que ao contratar funcionários, fique atento em checar seus dados na internet, verificar quais são as comunidades que ele se alistou e como ele se revela publicamente e se ele aceita com facilidade ou não a autoridade. “Quem não sabe diferenciar o público do privado pode ser um futuro fraudador”, afirma Walter. Citando frase bíblica, Walter diz que devemos sempre nos lembrar da máxima “Vigiai e orai, pois os tempos são maus”, ou seja, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Aline Souza – 3553-2453

24 maio 2010

Jornal O Fluminense- 23 de maio




PLANTÃO/EMPREGOS E NEGÓCIOS

Evento debate a fraude nas empresas

23/05/2010 - 13:08

Em pesquisas recentes (>>>)
Ambos irão debater o tema da fraude como uma erva daninha que destrói as empresas em efeito dominó criando raiz nas organizações. O crescimento no número de ocorrências de fraudes pode estar ligado a uma menor relutância em falar sobre o assunto, diante das transformações do ambiente de negócios no sentido da valorização da transparência.

O Fluminense

20 maio 2010

1º Encontro Assunto em Pauta: Fraude nas Empresas

Um café da manhã para discutir como o RH pode evitar o problema.

Em pesquisas recentes sobre crimes econômicos, com entrevistas a diretores e presidentes de empresas brasileiras de âmbitos internacionais, foram identificadas fraudes que vão de furtos e apropriação indevida de ativos a manipulações contábeis e financeiras mais complexas, passando por atos de corrupção. Para combater as constantes derrapadas das empresas no que tange corrupção, fraude e erros de cálculo que podem levar a demissões e outros problemas, foi criado o Assunto em Pauta, encontro promovido pela Zeta Probus - Comunicação e Marketing e o BuscaRh, portal eletrônico de gestão de pessoas. Um dos palestrantes será Walter Capanema, advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam” e professor de Direito Administrativo, Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Siga-nos no Twitter e saiba as novidades: http://twitter.com/GrupoProbus
ASSISTA ABAIXO VÍDEO E PARTICIPE!
A entrada é franca!






Serviço e Mais Informações:

Local: Restaurante Downtown do Senac-RJ [70 lugares]
Endereço: Av. General Justo nº 307 [Centro]
Data: 26 de maio [Horário: 8h30 ao meio dia]
Informações e inscrições: relacionamento@grupoprobus.com.br

Zeta Probus – Comunicação e Marketing
Aline Souza – 3553-2453
assessoria@grupoprobus.com.br

18 maio 2010

Evento debate a fraude nas empresas


POr Aline Souza

@souzaline
1º Encontro Assunto em Pauta: Fraude nas Empresas discute como o RH pode evitar o problema.

Para combater as constantes derrapadas das empresas no que tange corrupção, fraude e erros de cálculo que podem levar a demissões e outros problemas, foi criado o Assunto em Pauta, encontro promovido pela Zeta Probus - Comunicação e Marketing e o BuscaRh, portal eletrônico de gestão de pessoas.

Para este primeiro encontro, que acontece dia 26 de maio, foram convidados dois especialistas de peso. O primeiro é Flavio Henrique Kirk, pós-graduado em Gestão de Segurança das Organizações pela Universidade Estácio de Sá e Oficial de Segurança Orgânica do Comando Militar do Leste (CML). O segundo é Walter Capanema, advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam” e professor de Direito Administrativo, Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O currículo completo você pode verificar ao final dessa mensagem.

Ambos irão debater o tema da fraude como uma erva daninha que destrói as empresas em efeito dominó criando raiz nas organizações. O foco das palestras será como o RH e o departamento jurídico podem trabalhar em conjunto para evitar perdas trabalhando a inteligência corporativa para prevenir as fraudes.

Programação
8h00 às 8h30 – Credenciamento e Café de Boas Vindas
8h30 às 8h40 – Palavra de Boas Vindas - Antoniel Bastos e Jorgeana Cardoso Diretores da Zeta Probus.

8h40 às 9h30 – Fraude nas Empresas: Como trabalhar a inteligência corporativa e prevenir atos fraudulentos nas organizações.
Palestrante: Flavio Henrique Kirk

9h30 às 10h20 - Ações Legais: Como o RH e o Jurídico podem trabalhar em conjunto para evitar perdas no presente e no futuro?
Palestrante: Walter Capanema

10h20 às 10h30 – Debate e Encerramento

ServiçoLocal: Restaurante Downtown do Senac-RJ [70 lugares]
Endereço: Av. General Justo nº 307
Data: 26 de maio [Horário: 8h30 ao meio dia]
Informações e inscrições: relacionamento@grupoprobus.com.br


Currículo Completo dos Palestrantes:
Flavio Henrique Kirk Foi oficial de Segurança Orgânica do Comando Militar do Leste (CML), Adjunto da Seção de Inteligência do Comando Militar do Leste, Rio de Janeiro – RJ, sendo responsável pela atividade de Contra - Inteligência e Segurança Orgânica e Gerente de Segurança Corporativa da empresa Souza Cruz S. A., foi responsável pela segurança corporativa nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Pará. É pós - graduado em Gestão da Segurança das Organizações pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ. Com especialização em Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro – RJ, possui ainda especialização no Curso Avançado de Inteligência pela Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), no Centro de Inteligência do Exército (CIE), Brasília-DF. Atualmente exerce a função de consultoria na Souza Cruz S.A pela DELFOS Assessoria e Consultoria em Segurança.

Walter Aranha Capanema é advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam”. e Professor de Direito Administrativo, Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); de Direito Público dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Público e Direito Imobiliário da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e de Direito do Estado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor do livro “O spam e as pragas digitais: uma visão jurídico-tecnológica” (Editora LTr, 2009), e de diversos artigos publicados.

Mais Informações:Zeta Probus – Comunicação e Marketing

Twitter: @grupoprobus
Aline Souza – 3553-2453
assessoria@grupoprobus.com.br

17 maio 2010

Congresso de Remuneração no Rio trata de valorização do Capital Humano nas empresas e organizações

O 14º CONAREM – Congresso Nacional de Remuneração começou com um ciclo de palestras que animou o público de executivos cariocas e paulistas, em grande maioria. Os temas foram desde remuneração de altos executivos e suas novas regras até o futuro das organizações passando pelas estratégias de inteligência mercadológica.

O assunto da palestra da diretora de RH da MILLS, Cristinna Rebelo, foi o engajamento nas empresas. Segundo ela, quando o colaborador é reconhecido na organização isso facilita o seu engajamento e também a consolidação da meritocracia. Para tanto é necessário desenvolver habilidades e competência, mapeando e conhecendo essas qualidades dos colaboradores por meio de análise que irão apontar as pessoas chaves na sucessão empresarial. Em outras palavras, é por meio da educação continuada e da assistência às pessoas nas empresas que se dá o processo de engajamento, elas sim são o mais importante.

Juntamente com Cristinna, palestrou Peter Jacson, gestor de fundos da Jardim Botânico Investimentos, que respondeu às questões de como o capital humano está mudando a maneira de gerenciar as empresas e organizações. “Diria que cada vez mais o valor da empresa, associado aos ativos físicos como equipamentos, limita a potência de crescimento da empresa; há algum tempo as vantagens estavam ligadas ao acesso de capital e depois à tecnologia, mas agora isso está mudando, pois é a gestão quem tem dominado e gestão é igual a pessoas”, afirma Peter. De acordo com o executivo, os procedimentos afinados de gestão têm criado exemplos de empresas que são formadoras de talentos e um indicador disso são os processos de trainee, extremamente competitivos, onde a marca é o sucesso, pois são empresas que atraem talentos. Ou seja, “as palavras de ordem são atração, desenvolvimento e retenção” de talentos engajados.

Já o palestrante João Lins, sócio- diretor da Pricewaterhousecoopers abordou as novas regras para a remuneração dos altos executivos, principalmente dentro do setor financeiro, cujos motivos de transformação tiveram a ver com a crise internacional financeira de 2007/2008, diretamente. De acordo com ele, é necessário entender os motivos que levaram esta mudança para que não se pense que é somente no Brasil que se promovem tais ações, pois na verdade trata-se de um acordo entre o G-20, que determinou que fosse aplicada uma regulamentação que limitasse a destinação de bônus excessivos pautados em negócios sem consistência. O sistema salarial antes da crise era pautado em uma carga grande de remunerações individuais milionárias e foi necessária uma iniciativa global de intervenção nos mercados. Segundo João Lins, cada dia mais é necessário políticas sólidas com empresas sólidas, “acredito numa gestão que esteja pautada na transparência e no desejo de informar, na equidade, na responsabilidade pelos atos individuais e na responsabilidade corporativa, ou seja, na sustentabilidade” afirma Lins. Os principais aspectos da mudança é um governo corporativo eficaz, uma política de remuneração baseada em comitês com status de auditoria e o envolvimento e a supervisão do acionista na transparência.

Nas palestras simultâneas, que ocorreram no período da tarde, Antônio Linhares, gerente de remuneração da Wilson Sons e Giuseppe Russo, doutor em administração e pesquisador, coordenaram a mesa que apresentou uma pesquisa desenvolvida por eles na PUC-Rio. O estudo visa delimitar modelos de cultura corporativa para definição da remuneração nestas organizações, ou seja, diagnosticar as categorias culturais para apontar o caminho das remunerações e promoções. Foram citados quatro modelos (atena, apolo, zeus e dionízio) cujas características são variáveis e não são isoladas entre si, pois uma empresa pode ter uma característica fundamental de um modelo em demasia e outra característica de outro modelo mais diluída. Por exemplo, o modelo dionízio apresenta baixa formalização e baixa centralização, quando o indivíduo encontra plena permissão para exercer seu papel (ex. GOOGLE). Já o modelo atena, de alta formalização e baixa centralização, o empregado só alcançará resultados sem muitas barreiras e burocracias de promoções e reconhecimentos. No modelo apolo, a empresa se apresenta de maneira muito hierarquizada, com alta formalização e alta centralização.

Na palestra do editor da Revista Gestão e RH, Alexandre Garrett, a governança corporativa aliada à valorização do capital humano foi o tema. De acordo com ele, é necessário modificar a cultura de prevalência do sexo masculino na direção das grandes corporações, e citou que somente 2% do mercado de RH têm mulheres na direção das empresas; enquanto que nos setores de Recursos Humanos das mesmas a maioria são mulheres, ou seja, a liderança ainda é de homens e isso gera conflitos na hora de eleger as políticas de remuneração das grandes empresas, que acabam ditando as regras do mercado e é daí surgem os dados de que as mulheres ainda ganham salários mais baixos do que os dos homens. Garrett disse também que “é complicado hoje para as organizações reter talentos por que o mundo e as novas gerações estão mudando em vários aspectos, inclusive na redução da carga horária trabalhada, se o modelo é muito tradicional, isso afasta a nova geração de talentos”.

Por fim, encerrando o ciclo de palestras do primeiro dia do evento, José Augusto Minarelli falou sobre a inteligência corporativa que é geradora de oportunidades de trabalho. Em grande medida isso se resume ao marketing pessoal, entretanto, ele abrangeu outras formas de explicar o olhar do profissional que pode ser criativo na hora de descobrir as falhas do mercado e propor coisas e serviços novos, que ainda não existam. “O emprego tradicional está se transformando em novas modalidades de exercer a profissão e para ter remuneração é preciso agir de acordo com o mercado”, afirma. As relações de troca com o seu possível cliente se dão nas relações pessoais pautadas no vinculo, afinal, “o mercado é gente como a gente”, disse.

Já na sexta feira (14/5), segundo dia de CONAREM, destaque para a participação da diretora de Recursos Humanos do Estaleiro Atlântico Sul, que falou sobre o desafio de repatriar Brasil e Japão, sendo que para isso uma das ações da empresa foi a construção de seu primeiro navio, batizado de João Cândido em homenagem ao marinheiro negro do início do século XX e ainda acrescentou que “o capital humano é algo determinante para o sucesso da organização e que nada adianta equipamentos ou treinamentos se este valor não é mencionado na sua importância”, afirmou.
A Rádio RH e a TV Gestão fizeram cobertura completa do evento.
Confira aqui as fotos e saiba mais do que aconteceu!




11 maio 2010

Interatividade RH


O advogado Walter Capanema está hoje na Rádio RH, a maior rádio corporativa do Brasil, falando de Direito Digital e outras questões que envolvem o Marco Civil da Internet, campanha de democratização do acesso à internet iniciada no mês de maio. Escreva para a gente e tire todas as suas dúvidas.

Email: assessoriagrupoprobus@gmail.com

O programa é gravado hoje (11/05) às 15h vai ao ar toda quinta-feira de 10h às 11h.

07 maio 2010

Rio ganha nova ferramenta de gestão em RH para setor empresarial


A Wiabiliza lançou na quinta-feira (6/5) uma ferramenta de gestão em Recursos Humanos inédita no Rio de Janeiro. É a Pesquisa Salarial on line, onde o empresário pode ter a comodidade de obter os dados e as informações mais atualizadas do mercado e/ou segmento disponibilizadas no site da empresa. Os dados ficarão por onze meses na web e o sistema garante sigilo com o que é fornecido onde o cliente poderá acessar informações rápidas e com segurança. A ferramenta é indicada para os programas de RH das empresas que procuram profissionais que atenderão às suas demandas. Qualquer empresa e de qualquer porte ou segmento pode participar.

O lançamento, que ocorreu no Sindicato dos Editores de Livros (SNEL), teve a presença do diretor da Wiabiliza de São Paulo, José Prudente. Ele explicou ao público de empresários o funcionamento da ferramenta de gestão. São mais de 350 cargos cadastrados, entre eles as áreas de logística, financeiro, jurídico, almoxarifado, etc. Só não entram na pesquisa cargos como Diretoria e Presidência, afinal são muito peculiares. “Temos que oferecer a vocês um produto específico e também focado, não podemos ser generalistas na hora de fornecer os dados”, disse José Prudente.

Nair Honório, diretora de Recursos Humanos do Grupo CCAA disse que “saber como anda o mercado e se estamos condizentes com ele é muito importante para elaborar um pacote de remuneração e, numa pesquisa individual é mais difícil”. De acordo com sua parceira, Andrea Carvalho, analista de remuneração CCAA, “queremos expandir a utilização para outras metas como a análise do desempenho, da competência e outras práticas do RH na empresa”, disse.

A ferramenta de gestão via WEB da Wiabiliza não trabalha apenas o salário base, mas também com todos os outros mecanismos de gestão como remuneração indireta, alternativa criativa, participação de lucros e outras. Também fornece dados de benefícios: alimentação, assistência médica, seguro de vida.

O diretor executivo do SNEL, Antônio Lasko, explicou que há seis anos trabalha com a ferramenta e a utiliza como uma prestação de serviço a mais para seus associados. “Entendo que é importante ter um grupo de informações e isso é replicado para as mais de 300 empresas associadas”, afirma. De acordo com Lasko, identificar as novas tendências do mercado e o fato de disponibilizar tudo isso via WEB é o principal diferencial da ferramenta.

No Rio já optaram pela Pesquisa Salarial on line a Golden Vital, Schincariol, Jornal do Comercio, SNEL, Cofix, Unimed Fluminense e Editora Ferreira. A wiabiliza está no mercado desde 1987.
Mais Informações:
Confira as fotos aqui!
Grupo Probus – Comunicação e Marketing
Aline Souza – 3553-2453
assessoria@grupoprobus.com.br

04 maio 2010

Empresa lança ferramenta para o setor empresarial de gestão de pessoas

A Wiabiliza lança dia 6 de maio às 16h no auditório do SNEL a sua mais nova ferramenta de gestão em Recursos Humanos no Rio de Janeiro para o setor empresarial. É a Pesquisa Salarial on line, onde o empresário pode ter a comodidade de obter os dados e as informações mais atualizadas do mercado e/ou segmento disponibilizadas no site da empresa.

É indicado para os programas de RH das empresas que procuram profissionais que atenderão às suas demandas. O empresário terá informações e parâmetros para formulação de políticas de atração e retenção de profissionais alinhados à realidade e estratégias empresariais. Os dados ficarão disponíveis por onze meses. O PROGRAMA garante sigilo com aos dados fornecidos onde o cliente poderá ficar tranqüilo quanto às suas informações transmitidas. Qualquer empresa e de qualquer porte ou segmento poderá participar.

Uma das empresas clientes, a COFIX, se pronuncia por meio de sua diretora Sandra Catalani. Para ela, “a Wiabiliza é uma consultoria que atua com proximidade, prontidão e flexibilidade, respeitando a cultura da empresa. Adotam métodos de gestão de cargos, salários/competências e avaliação simples de serem compreendidos e executados, criando oportunidade para melhoria contínua”, afirma.

Também José Sudá do Grupo TAPB, conta como se tornou cliente. “Conheci a Wiabiliza em um seminário de estudos salariais no Rio de Janeiro há cerca de três anos. Após ser feita uma pesquisa de mercado sobre as melhores empresas do segmento, optamos pela Wiabiliza, que iria fazer o desenvolvimento de um projeto para ser incorporado continuamente ao processo administrativo do TAPB. Fizeram um ótimo trabalho e eu recomendo”, diz.

No Rio já optaram pela Pesquisa Salarial on line a Golden Vital, Schincariol, Jornal do Comercio, SNEL, Cofix e Editora Ferreira.

Saiba mais em 1ºPesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH do Estado do Rio de Janeiro!!!


Serviço:
Lançamento da Pesquisa Salarial on Line – Wiabiliza
ENTRADA FRANCA
Dia: 6 de maio de 2010.
Horário: 16h às 19h (coquetel).
Local: SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros
Rua da Ajuda, 35 - 18º andar.

Mais Informações:
Grupo Probus – Comunicação e Marketing
Aline Souza – 3553-2453
assessoria@grupoprobus.com.br

03 maio 2010


O diretor da Wiabiliza – soluções empresariais explicou na TV Gestão como funciona a Pesquisa Salarial on line, que será lançada agora dia 6 de maio às 16h no SNEL.





Participe!
ENTRADA FRANCA!

Mais informações aqui
Aline Souza | Assessoria de Comunicação Zeta Probus – Comunicação e Marketing www.zetaprobus.com.br Telefone: (21) 3553-2453 Siga-nos no Twitter: @ZETAProbus Acesse o nosso BLOG: www.zetaprobus.blogspot.com

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